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Pocket Show Cartas e Canções no Café Cultural 18/11/2011

18/11/2011

Pocket Show Cartas e Canções no Café Cultural 18/11/2011

Convite enviado:

Pocket show do espetáculo “Cartas e Canções - um concerto de tempos e lugares distantes; de Chico Buarque a Monteverdi, de Noel Rosa a Ravel.  O popular e o erudito se encontrarão através de cartas e canções”.

O Café Cultural que estaremos inaugurando em breve, está praticamente pronto. Será também uma pré-inauguração deste novo espaço aqui no Centro.

 

Sinopse do espetáculo

A carta sobrevive fora e além do tempo, e pode tratar de acontecimentos pessoais ou alheios, através da linguagem épica ou lírica, em prosa ou poesia. Ela necessariamente gera um diálogo entre aquele que escreve e seu interlocutor, conectando assim, tempos e lugares muitas vezes distantes. Até o surgimento do telégrafo e outras tecnologias no século XIX, a carta foi o maior meio de comunicação entre pessoas. Palco de grandes obras literárias, discussões filosóficas e resoluções políticas, a carta foi também inspiração para inúmeras obras musicais, da mais elevada cultura erudita às canções populares de grande alcance.

A literatura epistolar de Ovídio (43 a.C – 18 d.C), por exemplo, é retomada inúmeras vezes como fonte de pungentes lamentos escritos para personagens femininas na ópera barroca: Arianna, de Claudio Monteverdi, Medeia, de Francesco Cavalli, Dido, de Henry Purcell. Na França do século XII, Comtessa Beatriz de Dia nos deixa um formidável testemunho da força poética de sua queixa enviada em forma de carta-canção a seu nobre amigo: “Meu valor e nobreza deveriam de algo valer-me / e minha beleza e meu bom coração / por isso vos envio onde quer que estejais / esta canção, que se torna minha mensagem / para que eu saiba, meu belo e nobre amigo / por que sois tão cruel e selvagem comigo.”

Na música popular brasileira do século XX, o mote da carta é presente em muitas canções. Vinícius de Moraes e Toquinho, em “Carta ao Tom”, escrevem uma carta a seu amigo Tom Jobim em forma de canção, evocando lembranças dos “tempos felizes em Ipanema”. Torquato Neto, ao escrever a letra de “Pra Dizer Adeus”, de Edu Lobo, aproveita a canção como carta de despedida, pouco antes de cometer suicídio. De Pero Vaz de Caminha a Caetano Veloso, de Guimarães Rosa a Chico Buarque, de Tonico e Tinoco a Lupicínio Rodrigues, cartas e canções se cruzam e se reinventam, ora na forma de carta lida e posteriormente musicada, ora como mensagem na forma canção, ora em música inspirada por antigos textos epistolares.

A cantora Lívia Nestrovski e o guitarrista Fred Ferreira, ambos músicos populares, encontram-se neste concerto com os especialistas em música barroca Paulo Mestre (contra-tenor) e Silvana Scarinci (teorba e guitarra barroca), em arranjos feitos para esta formação. Assim, os músicos rompem as barreiras entre erudito e popular, permitindo, à maneira de uma carta, diálogos entre tempos e lugares distantes. No repertório, cartas e canções.

Currículos dos músicos

Lívia Nestrovski é formada em Canto Popular pela UNICAMP e atualmente mestranda pela Uni-Rio. É solista de Arrigo Barnabé, com quem realizou os espetáculos Salão de Beleza (inédito) e Clara Crocodilo, e a gravação de Frantic Toy (inédita).Ao lado de Fred Ferreira, apresentou-se em teatros e centros culturais do país, incluindo a Virada Cultural Paulista (2009), e realizou uma turnê na Colômbia (2009), que incluiu shows e workshops sobre a música popular brasileira. Gravou dois discos, o primeiro, com o grupo Casaforte, e o segundo com o grupo Cumieira (música instrumental com base na música de Hermeto Pascoal), que conta com a participação de Tom Zé. Com este grupo, realizou turnês através da Funarte (2010/2011) e do ProAc (2011). O grupo realizou shows em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de abrir o show de Arrigo Barnabé na capital paulista.

Paulo Mestre é contra-tenor, e vem desenvolvendo importante carreira como solista.Apresentou-se nos Estados Unidos, França, Alemanha, Costa Rica, Uruguai e Argentina. No Brasil, vem atuando em Festivais de Música Antiga e como solista de orquestras, dentre as quais a Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra da Petrobras, Sinfônicas de São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Paraná e Ribeirão Preto, além de grupos especializados em Música Antiga.Foi dirigido por Roberto Minczuk, Julio Moretzsohn, Carlos Prieto, Cristina Garcia Banegas, Ailton Scobar, Manfredo Kraemer, Nicolas Rauss, Nicolau Figueiredo, entre outros. Foi protagonista em óperas como Orfeu de Gluck, na Argentina, Orfeu de Monteverdi, no Rio de Janeiro e Júlio César de Haendel em Curitiba. Foi o protagonista da ópera “O pescador e sua alma”, de Marcos Lucas, em em 2007. Em 2010, participou do projeto “Imagine: a canção inglesa de Purcell aos Beatles”, ao lado de Silvana Scarinci (teorba) e Joelle Morton (viola da gamba).

Silvana Scarinci é teorbista e alaudista. Fundou o grupo Anima Fortis, que foi premiado pela associação norte-americana Early Music America (2002) e apresentou-se no Bloomington Early Music Festival (2001) e Berkeley Early Music Festival (2002, Califórnia).Lançou o livro e CD Safo Novella: uma poética do abandono nos lamentos de Barbara Strozzi (EDUSP e ALGOL, 2008), e tem participado de várias produções de ópera barroca, destacando-se A paixão segundo São João de J.S.Bach (The Bloomington Chamber Singers, USA), I lavori d’amore persi (USA), Dido and Aeneas (São Paulo) entre outros. Foi professora de alaúde no Festival de Música de Londrina. Organizou a I e a II Semana de Música Antiga da UFMG. Em 2007 participou da montagem de l’Orfeo de Monteverdi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a direção de Marcelo Fagerlande. Desde 2009 é professora do curso de graduação e pósgraduação em música da UFPR, onde fez a direção musical da ópera “La Didone” de Francesco Cavalli.

Fred Ferreira é graduado em Composição e em Viola pela UNICAMP. Integrou orquestras de festivais, a Orquestra de Câmara de Piracicaba e Orquestra Jovem de Campinas. Compôs trilha para o espetáculo teatral “A Terceira Margem do Rio”, estreado na Academia Brasileira de Letras, para o espetáculo de dança “Conhece-te a Ti Mesmo” (Prêmio Klauss Vianna de Dança da Funarte-Petrobras- 2006) e para o curta metragem “Iracema” (Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo). Em 2010, fez arranjos para o concerto “Imagine: a canção inglesa de Purcell aos Beatles”, apresentado em Curitiba, PR. Ao lado de Lívia Nestrovski, apresentou-se em teatros e centros culturais do país, incluindo a Virada Cultural Paulista (2009), e realizou uma turnê na Colômbia (2009), que incluiu shows e workshops sobre a música popular brasileira. Atua como músico no Rio de Janeiro, tendo tocado com artistas como Alcione, Elymar Santos, Paula Lima, Hyldon, Orlandivo, Elba Ramalho e Carlinhos de Jesus, entre outros.

Apoio O Sebo Cultural - Festival Mundo Negro

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Dia Internacional do livro - 23.11.2011

23/11/2011

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O "Bom dia Paraíba da TV Paraíba, lembra o Dia Internacinal do Livro com entrevista/imagens do Sebo Cultural.

Click aqui para ver a entrevista.

Boca da Noite discute crise financeira internacional 25/11/2011

25/11/2011

Boca da Noite discute crise financeira internacional 25/11/2011

Palestra do professor  Nilson Araújo de Souza. O tema:  “Globalização Neoliberal e a atual crise financeira internacional”. O evento foi cordenado pelo professor Iedo Leite Fontes e promovido pelos PCdoB, Partido da Pátria Livre e PCR.

O palestrante é Pós-Doutorado em Economia pela FEA-USP e autor de vários livros, ensaios e artigos sobre economia brasileira e economia internacional. Segue abaixo o currículo.

 

Nome:  NILSON ARAÚJO DE SOUZA
 
 Formação Acadêmica:

• Graduado em Economia
• Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
• Doutor em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
• Pós-Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

 
Experiência Profissional
 
-   Professor-pesquisador da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Ibirapuera (UNIb)
- Professor-pesquisador do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes (FEBASP)
- Professor do Departamento de Economia e Administração da UFPB, Campina Grande, PB.
   - Autor de vários livros, ensaios e artigos sobre economia brasileira e economia internacional


Principais Publicações:


Economia Internacional Contemporânea: Da Depressão de 1929 ao Colapso Financeiro de 2008 - Editora Atlas S.A. (2008) 268p.

Economia brasileira contemporânea de Getúlio a Lula
Editora Atlas S.A. (2007) 370p.

A longa agonia da dependência : economia brasileira contemporânea (JK-FH)
Editora Alfa-Omega (2005) 786p.

Revolução brasileira de Tiradentes a Tancredo
Global Editora (1989) 108.p

A nova ordem econômica internacional
Global Editora (1987) 154p.