Notícia

O Sebo Móvel participa da Semana do Livro Unipê: Cordel, Nossa Memória e Identidade.

 

Unipê promove programação para comemorar o Mês do Livro

Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, Mário Quintana. Importante para o crescimento pessoal, bem como de toda a sociedade, o livro terá uma semana de programações especiais em comemoração ao seu dia: a ‘Semana do Livro Unipê – Cordel, Nossa Memória e Identidade’. O evento será promovido pelo Centro de Informação – CI do Unipê, terá início na próxima terça-feira, 4 de abril, e vai até a quinta-feira, 6 de abril. Ainda durante todo o mês de abril o CI promoverá uma campanha de doação de livros em parceria com a Fundação Solidariedade.

No primeiro dia de evento, 4 de abril, haverá o lançamento da campanha “Livro Aberto”, que estimulará a doação de livros que serão direcionados à Fundação Solidariedade. Às 18h30 ocorrerá a abertura da semana com uma apresentação do Grupo de Teatro do Unipê. No segundo dia, 5 de abril, será lançado o Clube de Leitura do Unipê, às 15h, com o lançamento dos livros ‘Brincos, pra que te quero?’ e ‘De paisagens e de outras tardes’, da autora Ana Adelaide. O segundo dia ainda será marcado por um concerto de corais e declamação de cordéis, a partir das 18h30. O último dia de programação, 6 de abril,  será marcado pelo lançamento de um concurso de cordel, no portal unipe.br. Em todos os dias haverá, na Praça do CI, food trucks e a presença do sebo cultural.

O Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril, mas o Unipê antecipará essas comemorações, de acordo com o coordenador do CI, prof. Luis Miranda. “Por motivos de natureza acadêmica, decidimos antecipar a comemoração”, disse, ressaltando a importância do momento. “O que desejamos com esta ‘semana intensiva’ acerca do livro e da leitura é, primeiramente, colocar-nos numa atitude de reflexão, questionamento e estímulo. Desejamos que esta semana desperte, em cada um dos que fazem o Unipê, uma redescoberta do prazer da leitura”, explicou.

Este ano, de modo especial, a semana buscará refletir sobre o cordel. “O cordel é um gênero literário muito característico da nossa realidade cultural nordestina, por isso escolhemos como tema para a semana ‘o Cordel, nossa memória e identidade’. Queremos, com este tema, Despertar a comunidade acadêmica para o conhecimento e a valorização de um gênero literário típico da cultura Paraibana (e nordestina); e estimular a comunidade acadêmica do Unipê para o hábito da leitura e de uma abordagem interdisciplinar das questões socioculturais”, asseverou.

Sobre o Dia Mundial do Livro

“O dia mundial do livro é celebrado a 23 de Abril, dia em que no ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare. A Unesco decidiu então homenagear estes grandes da literatura mundial e instituiu em 1995 este dia como dia mundial do livro. Entende-se o motivo facilmente, com este dois ‘gigantes’ da literatura como referência, que celebrar o livro significa assumir que com a escrita, a leitura e a reflexão cada ser humano pode fazer muito, pois cada livro nos faz mergulhar em dimensões, nos revela capacidades e habilidades que não descobrimos ou valorizamos na correria do dia a dia”.

Serviço

Semana do Livro Unipê: Cordel, Nossa Memória e Identidade.

Data: 4, 5 e 6 de abril
Horários: 04/04: 18h30; 05/04: 15h e 18h30; 06/04: programação online.
Local: Centro de Informação
*Durante os dias de programação haverá a presença de food trucks e do sebo cultural
Mais informações: 2106-9247 ou biblioteca@unipe.br

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM