Memória

D S T Q Q S S

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ coletiva de relançamentos

08/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ coletiva de relançamentos

 

 

 

 

com  Mayara Almeida, Heriberto Coelho, Francisca Vânia, Fernando Patriota, José Caetano de Oliveira, Expedito Teófilo, Almir Alves Dionísio, Emmanoel Rocha Carvalho, Letícia Palmeira, Tarcísio Pereira, Antonio Mariano.

 

031219581

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Visita de Escolas - Abril/2014

19/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Visita de Escolas - Abril/2014

 

 

. Professora Francisca Vânia Rocha. Alunos do 3º Ano.

 

 

031219581

Artigo no Jornal Correio da Paraíba - Eva

10/04/2014

Artigo no Jornal Correio da Paraíba - Eva

Leitura, de novo

 

Cá estou escrevendo novamente sobre livros. Basta tomar conhecimento de alguma história que envolva leitura que os dedos ficam ‘nervosos’ e parecem que criam vida própria. E a vontade surgiu quando me deparei com uma feira de livros que ocorre em um shopping do Centro de João Pessoa, e que contempla uma programação bem interessante de atividades, como o lançamento (e relançamento) de autores paraibanos, sarau poético, feira de cordeis, entre outros.

Ao percorrer os ‘corredores’ da feira, com suas prateleiras abarrotadas de literatura para todos os gostos, atrás de um vendedor para perguntar sobre alguns títulos, dei de cara com Heriberto Coelho, promotor do evento, e, entre outras coisas, para não variar, conversamos sobre livros.

Mais uma vez fico sabendo de casos reais que comprovam a importância da leitura. Em 2013, Heriberto levou muitos autores, brasileiros e estrangeiros, para uma praça no Centro da Capital, e os doou à população. Em números exatos foram mil livros distribuídos. Esse é o tipo de gesto que não importa a motivação porque a ação fala por si mesma e, nesse caso, provocou um acontecimento diferente na vida de um daqueles que receberam livros.

Começando no momento da escolha da obra, o ápice da história ocorre dias depois quando Heriberto recebe a visita de uma senhora, na casa dos 70 anos, que foi procurar por mais livros. Até aí nada de mais. O que considero importante é que o exemplar recebido na praça foi sua primeira leitura de um livro. Assim como o colega de trabalho Luiz Carlos, que leu o primeiro aos 29 anos, como contei em artigo no mês de março, a senhora também se encantou e virou uma leitora, e já setentona. Eita! Acho emocionante a ‘sedução’ provocada pela leitura. Não tem como não fazer paralelos com outros sentimentos.

Primeiro amor, primeiro livro... E atemporal: 10, 13, 17, 29, 70 anos. O que importa é começar a sentir esse prazer. Depois vira rotina, cria-se o hábito que mais parece um vício, ou uma paixão... Não se consegue parar de pensar. E dizem que expande a mente, afasta o Alzheimer, melhora o humor e, por consequência, também deve fazer bem à pele e ao cabelo.

*Desejo saúde e paz a todos os arianos que fazem parte da minha vida, declarando amor através desse artigo aos também apaixonados por livros Eugênia Ribeiro, Ricardo Anísio, Cecília Noronha, Célia Leal e Everaldo Ricardo.

Fim da conversa no bate-papo

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Coletiva da Editora Imprell

10/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Coletiva da Editora Imprell

 
 
 

 

Aguardem mais fotos....

 

031219581

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Manhã de autográfo com o escritor Salatiel Diniz - Palestrante

11/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Manhã de autográfo com o escritor Salatiel Diniz - Palestrante

O autor  apresentou o livro: "Gestão de Pessoas", Editora Viena, 2013.

 

Compre o livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participação da acordelista Maria Nelcimá Morais Santos

 

031219581

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Coletiva Entrelaçando Saberes

12/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Coletiva Entrelaçando Saberes

 

 

Lançamento da Coletânea ENTRELAÇANDO SABERES: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO.

 

 

Sobre a Obra:


Entrelaçando Saberes: compartilhando experiências em educação trata-se de um conjunto de reflexões, construídas, na maioria, por jovens pedagogos (as) que tiveram coragem e determinação em demonstrar e publicar os saberes que brotam das experiências vividas no contexto da educação. Sem abrir mão do rigor teórico-metodológico, expuseram facetas novas de problemas já debatidos.
Esta publicação é um entrelaçamento de saberes, oriundos das várias experiências em educação dos (as) autores (as). Trata-se de uma obra que se mostra importante, sobretudo, em dois aspectos: primeiro por se tratar de um livro escrito, na maioria, por jovens educadores. Em meio à revolução científica que vivenciamos, as opiniões e saberes dos (as) mais jovens não podem ser ignorados. Carregam o germe de profundas transformações, muitas delas já em curso. Em segundo lugar, este livro é fruto do pensar/agir dos (as) autores (as). Todos os textos foram resultados de práticas que eles (as) mesmos desenvolveram, recentemente, sejam em atividades profissionais e/ou acadêmicas. Quando encontramos um saber, recém saído do cotidiano das pessoas, encharcado de realidade empírica, precisamos estar atentos, pois se constituem em terrenos fecundos para novas experiências e novas pesquisas. É o que esperamos aos (às) autores e também aos (às) leitores (as)!
 
Prof. Edson Guedes


Folder:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns autores em reunião preparátoria para o lançamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Índice:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erika Gadelha de Souza

O LÚDICO E O ATO DE PENSAR COMO ATIVIDADE INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Neusiana Vieira Fernandes e Iria Costa Silva

DISCUTINDO EQUIDADE DE GÊNERO NA SALA DE AULA
Maria Helena dos Santos Gomes Leal, Nilane Bezerra Monteiro e Pricila Belarmino da Silva Rodrigues

DISCURSOS SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR: AS PAREDES CONFESSAM  
Renata Maria Lourenço do Nascimento Lopes e Alásia Santos Ramos do Nascimento

O ENSINO SECUNDÁRIO PROPEDÊUTICO NA PARAÍBA: FORMAÇÃO DE UMA JUVENTUDE CÍVICA, MORAL E PÁTRIA (1937-1945)
Evelyanne Nathaly Cavalcanti de Araújo Silva e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro

A HOMOFOBIA DIZ “PRESENTE!” NA ESCOLA
José Cleudo Gomes

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TECENDO ALGUMAS CONSIDERÇÃOES ACERCA DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Celymar Cavalcanti de Araujo Silva

GÊNERO E SEXUALIDADE NA TESSITURA JUVENIL
Hildevânia de Sousa Macêdo

PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE EM SANTA RITA/PB
Renildo Lúcio de Moraes

EXPERIÊNCIAS DE CIDADANIA: DO MESMO LADO DA MOEDA, ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZADO
Maria Rozângela Silva

O TEATRO COMO METODOLOGIA PARA A REFLEXÃO DAS CONTRADIÇÕES SOCIAIS
Sebastião Vieira Formiga

TRAVESTIS E TRANSEXUAIS EMPODERAMENTO: VIVÊNCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO E PSICOLÓGICO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DOS DIREITOS DE LGBT E COMBATE À HOMOFOBIA DO ESTADO DA PARAÍBA
Gleidson Marques Silva

 

 

 

 

031219581

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Relançamento do livro Quando Riem as Maçãs, de Cristina Guedes

13/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Relançamento do livro Quando Riem as Maçãs, de Cristina Guedes

 

 

O Livro:

Quando Riem as Maçãs, editado pelo O Sebo Cultural,  é um livro de crônicas que se desenvolve no mundo imaginário do bom humor, alternadamente é convincente em seus detalhes, cenários e personagens bem brasileiros. A obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável em meio a inúmeras habilidades imaginativas da sua autora. Quando Riem as Maçãs traz ainda a opulência dos encantamentos, dos hábitos, e prazeres das metáforas do cotidiano feminino. Tentações inteligentes contidas num texto moderno e provocativo. Um  livro que tem poder de atração e vigor de linguagem.

Informações sobre a autora em https://www.facebook.com/cristinasguedes?fref=photo

"Era uma vez uma Maçã. Palpável, misteriosa, estonteante, complexa, estranha, portanto, não tinha condições de ser uma fruta simples para a fantasia da minha história. Uma fruta menina, linda e não muito tola, que se aborrecia com o paraíso. Esses lugares que inventam em substituição do nome verdadeiro que Deus não pode apresentar para nós logo de cara. A Maçã costumava ficar pendurada numa árvore chamada do bem e do mal. Mas era sempre uma fruta pendurada de um modo florestal ou por um acaso frutífero estava agregada de duas folhinhas vizinhas e tímidas ao acaso. Ou seja, à margem dos anjos, a Maçã era exatamente vermelha mesmo se tivesse alucinações para os nossos grandes leitores — a Maçã era, presumivelmente, uma fruta existencial criada pelo cérebro da sociedade pastoril consumista. E em plena primavera de minha vida ela se tornou uma fruta refinada, de sagrada aura, só por receber as mensagens mais ocultas dos sentidos. Sua tendência é apologia alta! Ah, se eu fosse escolher outra fruta mais irretorquível, mais vidente ou mais abusada para lidar com este assunto. Mesmo assim eu ainda preferia falar da maçã. Porque ela é uma fruta que te liberta, com a consciência tranquila, para outras atividades de maior interesse em sua vida. Não perca tempo nem paciência. Solte logo um definitivo interesse por esta fruta. Presta atenção!

MORAL do assunto: CADA UM TIRA DE UMA MAÇÃ O SORRISO QUE BEM ENTENDE."

Texto foi extraído do livro: "Quando Riem as Maçãs", editado pelas Edições O Sebo Cultural em parceria com a  Imprell Gráfica Editora Ltda.

Fotos:

Presença da escritora Berlinda Vinagre, Neide Medeiros, Socorro Xavier, Maria José, Kleber José, Zé Trovão,

 

 

 

031219581

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Coletiva da Editora Ideia

12/04/2014

II FEIRA LITERÁRIA SHOPPING TAMBIÁ - Coletiva da Editora Ideia

 

 

 

Pressença de Neide Medeiros, Vania Perazo, Magno Nicolau e de Shirley Cavalcante, escritor e organização do "Divulga Escritor" https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

 

 

031219581