Memória

D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Fernando Coelho lança livro e faz Palestra em O Sebo Cultural

01/03/2013

 

Palestra do educador e ex-Secretário Germano Coelho sobre "O Movimento de Cultura Popular no Governo de Arraes". Será lançado o livro: "História do Movimento de Cultural Popular", de autoria do palestrante.

Debate sobre a Comissão da Verdade de Pernambuco pelo Publicista Fernando Coelho. Será lançado o livro: "Direita Volver - O Golpe de 1964 em Pernambuco", da Editora Bagaço e de autoria de Fernando Coelho.

Os lançamentos têm o apoio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Academia Paraibana de Letras (APL), Gerência de Literatura da Secretária de Cultura do Estado da Paraíba (SECULT) e do Grupo José Honório Rodrigues (GJHR).

Sobre o livro MCP.
A história do MCP, de Germano Coelho, traz detalhes da reunião com o então prefeito do Recife, Miguel Arraes, que definiu como seria a atuação do Movimento de Cultura Popular, baseado no modelo francês chamado Peuple et Culture (Povo e Cultura). Na época, o Recife tinha milhares de crianças sem escola e a Prefeitura não tinha recursos para educação. A missão do MCP seria mudar radicalmente esse quadro.
 
 
 

Sobre Fernando Coelho

 

Fernando de Vasconcelos Coelho viveu a experiência da ditadura militar nas duas principais trincheirs da oposição institucional: a OAB e o MDB. Na OAB foi Conselheiro e Presidente da seccional de Pernambuco. Fundador do MDB e, após a sua extinção, do PMDB, foi dirigente estadual e nacional do Partido da oposição nos "anos de chumbo" e Vice-Presidente nacional e Presidente regional do PMDB, integrando com Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela sua primeira direção nacional. Eleito deputado federal por Pernambuco em 1974 e reeleito em 1978, fez parte do "grupo autêntico" e foi um dos coordenadores nacionais da Tendência Popular, com atuação destacada na defesa dos direitos humanos e na luta pela Anistia, pela Constituinte e pelas "Diretas-já".

Ocupou, no serviço público, entre outros cargos, a Assessoria Especial do Prefeito Pelópidas da Silveira; a chefia do Departamento Jurídico da Prefeitura do Recife, na gestão de Miguel Arraes e a chefe da Assessoria Especial do Governador de Pernambuco, no último mandato de Miguel Arraes.

Além de trabalhos jurídicos publicou, entre outros livros, "Oposição Autêntica" (1978), "Em Defesa dos Interesses Nacionais" (1918), "Em Defesa dos Interesses Nacionais" (1980), "Constituinte e outros Temas" (1982), "Direita Volver, o Golpe de 1964 em Pernambuco" (2004) e "1964 Golpe de Estado, Ditadura e Guerra" (2010). (informações de www.onordeste.com).

I Full Music Festival em O Sebo Cultural

09/03/2013

Sábado, 9 de março de 2013

 

Ver em http://guiacenariocultural.com.br/evento/1o-full-music-festival/.

Ver matéria de A União em http://issuu.com/auniao/docs/jornal_em_pdf_09-03-13/8

1º FULL MUSIC FESTIVAL (release)

O 1º Full Music Festival, evento de música com 6 atrações entre bandas de rock nacional, blues, música eletrônica e vídeo music. O evento contará com dois ambientes, divididos entre uma tenda eletrônica e um palco.As atrações no palco serão:Invésix (rock nacional), In The Mood (Blues), Falange Supernova (rock nacional) e Diplomata 83 (rock nacional). As atrações na tenda eletrônica serão: Dj Subzero (Tecno) e VJ Cacau (Vídeo Music).
O evento, terá 350 metros quadrados de área, bar, segurança e infra-estrutura básica
para um evento desse nível.
Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na Banca Cultural na Avenida
Tabajaras 848-Centro (na entrada de O Sebo Cultural), na Música Urbana Rua Visconde
de Pelotas 138-loja B-Centro, e também em Óliver Cd´s na Ruy Carneiro 684-Miramar.
A produção do evento está sendo feita por Cláudio Câmara, Hugo Costa, Renata Celli e
Cristiamo Firmo.
Apoiaram esse evento:  REVISTA CENÁRIO CULTURAL, MÚSICA
URBANA, BANCA CULTURAL, ÓLIVER CD´S, ACADEMIA KAY PESSOA DE JIU-JITSU, TV
CIDADE E O CANTINHO DO REGGAE (RÁDIO ONLINE).

 

do Jornal A União, reportagem de Cairé Andrade:

Virtuose - Exposição Fotografia Música

15/03/2013

 

Ver teaser do evento:

http://www.youtube.com/watch?v=a0JqJJeIhSQ&feature=youtu.be

EXPO VIRTUOSE 2013

O projeto 1º EXPO VIRTUOSE 2013 é uma exposição de fotografia que busca fortalecer o cenário dos novos e virtuosos fotógrafos da cidade e interagir com grupos musicais que vem balançando as noites da cidade com muita música boa, autoral e regional.

A produção do evento encabeçada pela produtora Única Promo, traz para João Pessoa toda sua sensibilidade e compromisso com o público de trazer uma super exposição onde todo o público se sinta confortável e transcenda na exposição que tem como tema: "A Cidade no Mar".

O público irá se deleitar com um ambiente estilizado com características do mar, a produção do evento também vem interagir com todo público realizando durante o evento exposições de novas fotos da cidade de João Pessoa, sorteio de brindes de O Sebo Cultural e dançando até gastar os sapatos com o bom e velho reggae da Banda Ativamente, a força do grande Raga Man da Paraíba Atômico Mc e Discotecagem do DJ que é o sucesso do momento Furmiga Dub.

Quem são os fotógrafos? - Bruno Braz - Pedro Regada - Emanuel Pessoa  e Gabriel Andrade.

O Evento foi produzido por Júnior (do Musicultura) e Glória Pires.

Extra!!! Extra!!! Na compra das 100 primeiras entradas antecipadas para o Show de amanhã (Mc Atômico, Formiga Dub e Ativamente) no Sebo Cultural ganha de imediato a entrada pra o show do dia 22 de março Expo Virtuose II com Emboscada, Néctar do Groove, MC Atômico e Formiga Dub . Não percam a PROMOÇÃO!!!

 

Show Procura-se Fabiano

16/03/2013

Show Procura-se Fabiano e Paraibadub.  DJ´s Spencer, João Faissal, Furmiga Dub e outros...

 

 

 

Lançamento de livros

20/03/2013

Lançamento dos livros: "Zé Katimba - que grande destino resevaram pra você!" de Fernando Paulino e "Anotações sobre o Discurso no Relise Difusionista" de Dalmo Oliveira da Silva.

Release dos dois livros:

Os jornalistas Dalmo Oliveira e Fernando Paulino lançam livros conjuntamente na próxima quarta-feira, 20, a partir das 17 horas, na área de eventos do Sebo Cultural, em João Pessoa. Paulino lança o livro-reportagem “Zé Katimba - que grande destino reservaram pra você!", Editora Panorama. Oliveira lança seu primeiro livro, “Anotações sobre discursos no relise difusionista - linguagem científica e tecnológica no jornalismo”, Editora Ideia.


O livro de Paulino conta a história ímpar de José Ignácio dos Santos Filho, o Zé Katimba, guarabirense que migrou para o Rio de Janeiro ainda na infância e se transformou numa testemunha ocular e ativo participante dos grandes momentos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, agremiação que ajudou a fundar em março de 1959.
Katimba fez de quase tudo na escola de samba: empurrou alegorias, foi puxador de corda e entrou definitivamente para a história da escola como um dos seus grandes compositores de todos os tempos. Nos anos 70, fez dobradinha com Luizinho Drumond na direção da Imperatriz. Começava a fase de ouro da agremiação, com quadra própria, conquista de campeonatos e sempre garantindo o espaço da comunidade nas suas atividades.


Fernando Paulino está na Paraíba acompanhando o próprio Zé Katimba, que, depois de 70 anos, retorna ao seu torrão natal com seu matulão imaginário cheio de conquistas. O sambista vai receber uma série de homenagens públicas em sua cidade natal, Guarabira, e fará algumas apresentações especiais na Rainha do Brejo e na capital, João Pessoa.


Jornalismo científico – Já o livro de Dalmo Oliveira é o resultado de sua dissertação de mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, concluído em 2007. “É um livro técnico destinado principalmente para os colegas que trabalham com assessoria de imprensa. Só agora conseguimos publicá-lo, mas acho que traz uma discussão ainda inédita no cenário do jornalismo paraibano”, diz o autor.
No prefácio do livro, a professora da UFPE Isaltina Gomes comenta que o autor paraibano “(...) se dedica a mostrar como o fato científico, que parte do campo das ciências e passa pelas assessorias de imprensa, é transformado em relise até ser divulgado pela mídia. Aqui o autor analisa a linguagem e os caminhos discursivos adotados e desenvolvidos nos relises produzidos pela assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”.
Noutro trecho, Gomes diz que “(...) O autor, que é jornalista e atua na assessoria de imprensa da Embrapa, desde 1994, foi ousado e corajoso. Usei esses dois adjetivos porque, além de conseguirem resumir a personalidade batalhadora de Dalmo, também são pertinentes a este trabalho. Não é fácil encarar uma pesquisa acadêmica utilizando como corpus os relises produzidos por seus próprios colegas, também jornalistas da Embrapa. Desdobramentos pouco amigáveis poderiam surgir a partir de sua decisão. Mas Dalmo, acreditava firmemente que este estudo era necessário e, com a teimosia que lhe é característica, levou adiante a investigação”.


O lançamento conjunto dos livros de Paulino e de Oliveira têm aspectos interessantes, como o fato de o biografado do autor carioca, Zé Katimba, e o jornalista paraibano terem nascido na mesma cidade: Guarabira. “Encontrei Fernando num evento em Brasília e ele me deu o livro sobre o Katimba e me pediu ajuda para trazermos o sambista de volta à Paraíba. Estávamos tentando realizar esse sonho coletivo há quase dois anos”, comenta Dalmo.


Fernando Paulino e Dalmo Oliveira têm também trajetórias semelhantes, como o ativismo sindicalista junto à categoria dos jornalistas em seus respectivos estados, e também a militância no movimento negro do Rio e da Paraíba. “Somos jornalistas e escritores negros, conscientes dos nossos papéis na sociedade em que vivemos, militantes dos movimentos social e sindical”, pontua Oliveira.

SERVIÇO: Lançamento de livros

FERNANDO PAULINO
 “Zé Katimba - que grande destino reservaram pra você!" (Editora Panorama, 2009, 112p - inclui bibliografia) – Preço: R$ 15,00
DALMO OLIVEIRA
 “Anotações sobre discursos no relise difusionista - linguagem científica e tecnológica no jornalismo” (Editora Ideia, 2013, 166p – inclui bibliografia) – Preço: R$ 20,00
Onde: Sebo Cultural
Endereço: Av. Tabajaras – Centro – João Pessoa (PB)
Data: 20/03/2012 - quinta-feira
Horário: 17 horas

 

Zé Katimba é testemunha ocular e ativo participante dos grandes momentos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, agremiação que ajudou a fundar em março de 1959. Já se vão 50 anos. Empurrou alegorias, foi puxador de corda e entrou definitivamente para a história da escola como um dos seus grandes compositores de todos os tempos. Nos anos 70, fez dobradinha com Luizinho Drumond na direção da Imperatriz. Começava a fase de ouro da agremiação, com quadra própria, conquista de campeonatos e sempre garantindo o espaço da comunidade nas suas atividades. (Editora Panorama, 2009, 112p - inclui bibliografia)

 

 

 

Em Anotações sobre discursos no relise difusionista - linguagem científica e tecnológica no jornalismo, Dalmo Oliveira da Silva se dedica a mostrar como o fato científco, que parte do campo das ciências e passa pelas assessorias de imprensa, é transformado em relise até ser divulgado pela mídia. Aqui o autor analisa a linguagem e os caminhos discursivos adotados e desenvolvidos nos relises produzidos pela assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O autor, que é jornalista e atua na assessoria de imprensa da Embrapa, desde 1994, foi ousado e corajoso. Usei esses dois adjetivos porque, além de conseguirem resumir a personalidade batalhadora de Dalmo, também são pertinentes a este trabalho. Não é fácil encarar uma pesquisa acadêmica utilizando como corpus os relises produzidos por seus próprios colegas, também jornalistas da Embrapa. Desdobramentos pouco amigáveis poderiam surgir a partir de sua decisão. Mas Dalmo, acreditava firmemente que este estudo era necessário e, com a teimosia que lhe é característica, levou adiante a investigação.

O corpus, coletado no site da Embrapa, teve como determinante discursivo os enunciados relativos à biotecnologia. A coletânea de releases publicados entre 01/06/2005 a 01/01/2006 resultou em uma coleção de 51 textos, que foram agrupados em três categorias: - cobertura de eventos; - institucional e - científico ou tecnológico. No trabalho, o autor investiga como ocorre a construção do discurso sobre biotecnologia. De maneira mais detalhada, ele procura identificar estratégias discursivo-textuais utilizadas nessa construção discursiva.

Para desenvolver a investigação que resultou nesta obra, o autor buscou apoio teórico tanto em autores da Análise do Discurso de vertente francesa (Análise do Discurso Francesa – ADF), como Orlandi (1987, 2001, 2003) e Coracini (1991), quanto nos da linha anglo-saxônica, especialmente Norman Fairclough (2001). Mas, o estudo se apropria ainda de conceitos propostos por Mikhail Bakhtin (1988) e de aspectos metodológicos da Sociologia do Conhecimento, Estudos de Mídia e Teorias do Jornalismo.

Sempre preocupado em explicitar as condições de produção e o contexto histórico-social e tecnológico que envolve o discurso do corpus que analisa, o autor deixa claro o caráter monofônico dos relises da Embrapa,
como pode ser observado no excerto: “Epistemologicamente não me parece incongruente reconhecer o processo de heterogeneidade discursiva numa formulação enunciativa monológica como a dos relises para a imprensa, produzidos pelos jornalistas da Embrapa. Apesar de identificarmos aspectos dialógicos nessa construção enunciativa (no revezamento de turnos entre os enunciados do texto-fonte do cientista e do texto-usuário do jornalista), pode-se notar que o efeito de sentido no relise, é ideacionalmente monológico, no sentido de que se trata, fundamentalmente, de uma enunciação-monólogo. Um discurso formulado por fonte única: a Embrapa (ou seu pesquisador).”

Tendo como pano de fundo os ensinamentos dos vários teóricos consultados para este trabalho, Dalmo Oliveira da Silva conclui seu estudo apontando a influência do difusionismo na construção enunciativa relises analisados, a hegemonia do discurso econômico nesse tipo de noticiário e a interferência do discurso publicitário e do marketing na constituição de um modelo enunciativo. Para o autor, “O jornalismo desenvolvido pelas assessorias de imprensa da Embrapa herda traços de um modelo comunicacional difusionista, oriundo das práticas e da política de pesquisa e desenvolvimento adotados pela empresa desde sua fundação [...] o jornalismo difusionista usa estratégias discursivas de convencimento e  persuasão a partir de discursos importados da publicidade e do marketing, sintomático do moderno jornalismo.”

Por fim, lembro que este trabalho é resultado da dissertação Linguagem científica e tecnológica no jornalismo da Embrapa: anotações sobre discursos no relise difusionista, desenvolvida, entre 2005 e 2007 , no Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco. Sem
sombra de dúvida, a teimosia de Dalmo valeu a pena. (Editora Idéia, 2013, 166p).


Isaltina Gomes
Recife, abril de 2010

 

Sobre o Autor:

 

Dalmo Oliveira da Silva possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Analista A do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atualmente cedido à Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Paraíba (SFA-PB). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo científico, análise de discurso, Embrapa, divulgação científica, assessoria de imprensa. É coordenador de comunicaçãol da Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH), diretor de comunicação social da Federação Nacional de Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL). Foi diretor de Mobilização e Direito Autoral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba e e coordenador de secretaria da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba (ABRAÇO-PB). Contato com o autor: (83) 9154.1535.  (Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9111965850470442.

 

Zé Katimba, Fábio Mozart e Pedro Osmar.