Memória

D S T Q Q S S

Show de Reggae com Febuk, Banda Santo Graall e Dj Liraw Roots

12/05/2012

Show de Reggae com Febuk, Banda Santo Graall e Dj Liraw Roots

Durante o show foi lançado o Bloco do Reggae/PB, houve sorteio de CD´s e brindes e a banda DUBBEN fez participação.  O evento teve o apoio do Alexandre Palit, Pres  da Federação de Suft/PB e ROTATOR (marca do Suf/PB. Informações  [email protected] ou [email protected] .

 

 

 

 

 

Sobre o Músico Febuk

     FERNANDO ANTONIO FERNANDES DE ALBUQUERQUE, conhecido como FEBUK, é natural de João Pessoa, nasceu no bairro da Torre. È formado em Educação Artística pela UFPB.  Cantor e compositor, militou no Musiclube da Paraíba nos anos 80, onde fez diversos shows no Teatro Lima Penante, formando dupla com o cantor e compositor Dario Junior. Participou também de diversos festivais de música na cidade, entre eles; MPB SESC, LICEU PARAIBANO, FUNESC E PIO X e outros. Nos anos 90 fez parte das bandas de baile XR9, Banda Magia de Cabedelo, Alta Tensão de Aracaju e Tuaregues.
    Gravou sua primeira música MARCAS E FERIDAS, no LP Aquáriuns II,  produzido pelo cantor e compositor Lis Albuquerque e Dércio Alcântara. Voltou a participar do MPB SESC com a música CONTRADIÇÕES onde obteve o 3º lugar. Gravou seu 1º CD solo intitulado TERRA DA LUZ em 96, onde teve CADÊ VOCÊ como uma das músicas mais executadas nas rádios de joão Pessoa. Fez diversos shows para o programa TRANSA REGGAE, veiculado pela FM Transa América do apresentador Dado Belo. Participou do FORRÓ FEST, com a música BALA DE COCO. Compôs o CD JÁH ESTÁ COMIGO, ainda não lançado oficialmente.
     Participou do CD coletivo intitulado CANTATA POPULAR, Produzido por Heriberto Coelho (O SEBO CULTURAL),  Em 2006, ajudou na construção do projeto CANTATORRE que atualmente vai para a 7ª edição. Desde 2007 se apresenta no circuito das praças. Em 2009, participou do MPB SESC, onde gravou um CD coletivo promovido pelo SESC, onde foi incluída ao vivo a música NO DESERTO. Neste mesmo ano se apresentou três vezes no SESC, uma  no lançamento do CD do festival, no projeto Gloria Vasconcelos na praça do Caju no Béssa e em setembro dia 11, no aniversário do SESC.  
    Em 2010, fez shows na casa de show de nome Intoca e no galpão 14 no largo do São Pedro no centro histórico de João Pessoa,  ajudou a construir a ACRPB - Associação Cultural do Reggae da Paraíba, onde foi eleito a Presidente da entidade. É apresentador do Programa REGGAI POR NÓS que vai ao ar todos os sábados pela 104.9 Cruz das Armas FM. Em 2011, fez 03 shows na casa  Musicultura no centro Histórico de João Pessoa, com a banda Raízes da Jamaica, com a Tribo Ras. e com banda Dubbem, em prol da Rádio Livre Já e na Festa da Música. Recentemente, fez show no Marco Zero na cidade do Recife com a banda Tribo Ras.
     Febuk faz parte do Fórum de música da cidade onde fez show no Teatro Santa Rosa em junho  deste ano com a Banda Jaguaribe Carne. Febuk gravou uma faixa (QUEIMAÇÃO) no CD do fórum de música de João Pessoa. Se apresentou em dezembro de 2011 pelo circuito das praças no bairro do Padre Zé. Foi eleito pelo fórum da música de João Pessoa como conselheiro de cultura do município. Atualmente é assistente de estúdio do apresentador Dado Belo no programa Transa Reggae na rádio Tabajara.
 MSN: [email protected]
 E-MAIL: [email protected]
 (83) 8854-7145

Carlos Moore lança livro de Fela Kuti em O Sebo Cultural

01/06/2011

Carlos Moore lança livro de Fela Kuti em O Sebo Cultural

O lançamento foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultural (SECULT) e O Sebo Cultural. Contou com a participação do DJ Chico Correa, apresentando um repertório composto por músicas de Fela Kuti e clássicos do afrobeat.

Compre o livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Reconhecido mundialmente pelo engajamento em causas sociais, sobretudo nos movimentos por igualdade racial, o cientista político e escritor cubano Carlos Moore lança no dia 1º de junho, às 21h, no Sebo Cultural, o livro “FELA – Esta vida puta”, biografia do maior expoente da música africana, Fela Kuti.

O lançamento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sebo Cultural, e conta ainda com a participação DJ Chico Correa, apresentando um repertório composto por músicas de Fela Kuti e clássicos do afrobeat.

Publicado originalmente em inglês, no início da década de 80, o segundo livro de Carlos Moore foi traduzido para a língua portuguesa sob revisão do próprio autor, radicado há mais de dez anos em Salvador, Bahia. Para Moore, a tradução cumpre a missão de levar a mensagem do líder e artista ao resto do mundo.  A edição publicada pela editora Nandyala conta ainda com o prefácio do compositor Gilberto Gil.

“Para países como o Brasil, com sua maioria negra, conhecer a obra de Fela é indispensável para o fortalecimento da consciência cultural. Além disso, a música de Fela é uma das coisas mais belas do mundo”, afirma Moore, que aos 69 anos recorda o passado de militância por igualdade racial ao lado de figuras como Malcolm X, Cheikh Anta Diop e Abdias Nascimento.

“FELA – Esta vida puta” retrata a vida do instrumentista e ativista político nigeriano Fela Anikulapo Ransome Kuti, nascido em 1938 e considerado um marco da música mundial. Além do precioso legado musical – a criação do afrobeat – o livro resgata a atuação de Fela Kuti em movimentos panafricanistas durante o período de transição política e forte repressão no continente africano. A obra narrada em primeira pessoa, pelo próprio músico, é resultado de aproximadamente quinze horas de depoimentos colhidos durante a passagem de Carlos Moore pela França e Nigéria." Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/5246/secult-lanca-biografia-do-musico-e-ativista-nigeriano-fela-kuti.html

Show estrumental: Procura-se Fabiano e Convidados

08/06/2012

Show estrumental:  Procura-se Fabiano e Convidados

Show estrumental com o grupo Procura-se Fabiano e Convidados (Fabiano Soares, Fabiano LIra e Fabiano Furmigadup). Pré lançamento do EP " No Alto Sertão ". Aniversário de Fátima Amaral. Abaixo texto de André Cananéa (no JOrnal da Paraíba On-line).

"Imagine se o Red Hot Chilli Peppers, Jimi Hendrix e Jackson do Pandeiro se encontrassem para uma ‘jam’ instrumental. O resultado poderia soar como o projeto Procura-se Fabiano, que se apresenta hoje, às 21h, no Sebo Cultural, em João Pessoa.
O trio é formado por três ‘Fabianos’: Fabiano Lira (bateria), Fabiano Furmiga (guitarra) e Fabiano Soares (baixo), que lançam, logo mais, o EP Feijão Verde, disponível para audição pelo http://soundcloud.com/furmigadub/sets/procura-sefabiano/.
O título - Feijão Verde – é uma alusão ao nome Fabiano, que significa “o que planta favas”, em grego. O EP foi gravado ano passado no Estúdio Peixe Boi, em João Pessoa, e lançado apenas na internet. Só agora, o trabalho ganha registro em CD.
As canções revelam uma instigada linha funk, com guitarra bem azeitada, baixo poderoso e bateria firme, que flertam com jazz e regionalismo.
O grupo informa que o laboratório do projeto são os ensaios abertos, pelas ruas e praças da capital paraibana. “Para nós é uma forma de contato direto com um público não acostumado com esse tipo de som, experimentalismo de verdade, ao vivo, com muita influência da rua”, diz um comunicado enviado pelo trio.
Na apresentação de hoje à noite, Procura-se Fabiano contará com as participações do percussionista Jairo Conrado e do rapper Robertinho Atomic MC."

Lançamento de Filmes de Marcos Veloso e Fábio Mozart e do Cordel O Templo do Saber

14/06/2012

Lançamento de Filmes de Marcos Veloso e Fábio Mozart e do Cordel O Templo do Saber

 

Lançamento de Filmes e Cordel. Filmes:

"Feminio Plural". Documentário sobre a participação das mulheres nas rádios comunitárias. Roteiro de Fábio Mozart, direção de Rodrigo Brandão, assistência de direção Jacinto Moreno.

"Bem me Quer, Mal me quer". O fime retrata a violência doméstica. Roteiro e direção de  Marcos Veloso. Fotografia e assistência de direção de Jacinto Moreno. Elenco: Jacinto Moreno, Ednalva Farias, Adriana Felizardo, Dougras Moreno, Pedro Moreno, Ricardo Moreira, Luiz Carlos Cândido dentre outros.

Haverá debate sobre violência contra as mulheres. Na oportunidade será lançado o Cordel "O Sebo Cultural - Templo do Saber " de Fábio Mozart. O cordel será distribuido gratuitamente com os participantes.(os filmes não são recomendados para menores de 16 anos).

Texto de Fábio Mozart (Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM)
"Com uma câmera na mão e quase nenhum tostão no bolso, eu e Marcos Veloso nos propusemos a produzir vídeo que falasse da condição feminina. Duas besteiras: uma, porque só quem está habilitado a falar de mulher é a própria fêmea. Outra, que sem grana não se vai a lugar algum neste planeta capitalista. Mas, quando a razão se retira, é a emoção que assume. Pegamos os amigos, alugamos a paciência de quem nos podia ajudar tecnicamente e fomos à luta. O resultado foi muito acima do que esperávamos. Isso dá fôlego para projetos mais ambiciosos. Aguardem-nos!
A verdade é que transformamos o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em um espaço onde se transpira e inspira cinema. Lá está rolando oficina, tem gente de montão fazendo suas experiências no audiovisual, sendo hoje uma casa reconhecida como um marco cultural da cidade de Itabaiana, trazendo artistas e técnicos do maior gabarito para ensinar a moçada a fazer cinema, como é o caso do Torquato Joel e tantos outros “cobras” que por lá passaram, com o intuito de formar novos talentos.
Na verdade, a gente se superou na iniciação desta arte das imagens. Trabalhei com uma personalidade de rica envergadura, de talento incomum, que é o videasta Rodrigo Brandão. Peguei três atrizes amadoras de nosso cast, as comadres Das Dores Neta, Maria Helena Malheiros e Adriana Felizardo e fizemos um trabalho decente, com suas limitações. Mas, afinal, cá entre nós, quem acerta o tempo todo? Contrariando todas as expectativas, nossos DOCs saíram e podem ser conferidos amanhã, no Sebo Cultural, às 19 horas. De quebra, o vídeo tem como música tema o samba rock “Recado curto e grosso” que fiz junto com a turma da banda “Puro charme”. Estou debutando no audiovisual, mas na música já fiz duas cantigas que foram gravadas em CD pelo Sesc.
Inquieto artisticamente, eu vou por aí ajudando a construir nossa memória de luta pela democratização das comunicações, fazendo um produto cultural de bom nível e pronto para denunciar a problemática cena da mídia tradicional e mostrar os avanços do povo em busca do direito de se comunicar, na visão das mulheres.
Quem quiser conferir o trabalho, vá ao Sebo Cultural amanhã, quinta-feira, 19 horas, que ainda leva de cortesia o folheto “O Sebo Cultural - templo do saber”, cordel de Fábio Mozart que será lançado na ocasião. O documentário “Feminino Plural” recebeu patrocínio do Fundo Municipal de Cultura - Fundação de Cultura de João Pessoa - Funjope."

Festa de São João de O Sebo Cultural - Forró do Madureira

22/06/2012

Festa de São João de O Sebo Cultural - Forró do Madureira

 

Festa de São João de O Sebo Cultural. Foi o  Forró do Madureira com Furmiga Dup, Alex Madureira e convidados.  Escurinho deu Canja, veja Jam.

Com a inspiração no autentico forró pé de serra, o forró do Madureira conta com uma remodelagem da musica eletrônica ao serviço da musica de raiz. O forró pe de serra, com zabumba triângulo e sanfona é sampleado, manipulado e editado para formar um novo tipo de conceito de pé de serra. Além das participações especiais de última hora, o ritmo fica por conta da produção musical de Furmiga Dub e o pandeiro de Pablo Ramirez, que também canta as músicas selecionadas da nossa grande cultura de forró de raiz. Chico limeira traz a pulsação viva no baixo elétrico e o mago da guitarra Madureira relembra o toque dos grandes sanfoneiros com as músicas de sua autoria, como a famosa "Forró em Santana dos Garrotes".

Com uma trajetória de mais de 30 anos de carreira, Alex já circulou pelas principais cidades do país, além de ter participado de diversas turnês, com projetos solos ou acompanhando outros artistas. Na década de 80 quando passou a residir no Rio de Janeiro, tocou com grandes nomes da MPB da atualidade, chegando a gravar Lenine, Lula Queiroga, Xangai, Elba Ramalho, Ivan Santos, entre outros. Deste último, é parceiro até hoje, tendo músicas de sua autoria gravada por ele, como é o caso da mais recente “A’lex” que está sendo gravada por Ivan no seu novo cd gravado na Alemanha.
Há mais de 10 anos acompanha o cantor Escurinho, desde o lançamento do CD “Labacé”, em 1995.
Atualmente, está com um disco pronto, mais voltado para as raízes populares, onde desenvolve um forró sincopado, com guitarra, zabumba, triângulo e contrabaixo, e sem a habitual sanfona. “É um trabalho até técnico, porque você tem que adaptar uma palhetada de guitarra, uma digitação, para que o negócio fique o mais próximo possível de como funciona a música na sanfona”. Sua pesquisa está enraizada numa diversa cartografia sonora, que vai desde o jazz de Charlie Parker até o sincopado pandeiro de Jackson. Sobre o CD, o artista revela: “É uma coisa que me dediquei bastante, passei uns dois anos malhando neste trabalho para tentar reproduzir a digitação da sanfona, só que tocada pela guitarra e de uma forma que você escutasse o forró mesmo tradicional.”

 


 

Bloco as Raparigas de Chico Buarque 2017

30/12/2016

Bloco as Raparigas de Chico Buarque 2017

 

As camisas acabam de chegar: Adquira em http://www.osebocultural.com.br/busca/CAMISA%20BLOCO/tipo/titulo_autor

 

 

Sobe o Bloco:

" O Bloco homenageia o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, através da reunião de fãs e admiradores do artista e suas composições, em um animado e poético carnaval. À base do “concentra, mas não sai”, o evento acontece desde 2012. São aproximadamente 8 horas de folia ao som dos frevos, sambas, marchinhas e demais canções que popularizaram Chico Buarque e o transformaram em um dos mais importantes artistas das artes brasileiras. A força estética e poética das canções de Chico, através da interpretação dos grupos musicais e da maioria dos foliões que têm na memória a obra do compositor, enche de lirismo o ambiente e promovem um dos eventos mais peculiares do carnaval paraibano.
Por tudo que agrega, o Bloco já é considerado um dos mais importantes do Estado. Ao sábado de carnaval somam-se a música de Chico Buarque e os impulsos e desejos brincantes de um público diverso, mas marcado pelas presenças de artistas, intelectuais, professores, jornalistas, profissionais liberais e demais amantes da boa música e do mais sublime carnaval. A expectativa é que este ano o Bloco reúna aproximadamente sete mil pessoas em uma festa divertida, bem humorada e cheia de poesia, características que diferem e determinam o sucesso do Bloco.
O irreverente nome do Bloco foi uma criação de Ana Costa. Ela já tinha, desde 2010, a vontade de criar o Bloco para homenagear a Chico Buarque e sua obra. O Bloco foi viabilizado, no final de 2011, numa reunião em O Sebo Cultural que contou também com a participação de Silvia Patriota, Heriberto Coelho, Ademilson José, Deinha Claro, Socorro Pontes, Khívia Carvalho, Gilson Renato e Mana Lia, grupo diretor do As Raparigas de Chico Buarque.
O Bloco amplia e qualifica a sua estrutura a cada ano e tem a participação da Orquestra Sanhauá sob a regência do “Maestro Teinha”, que acrescenta ao repertório os frevos mais tradicionais do nosso carnaval. Outros momentos importantes são a participação do Coral Voz Ativa, dirigido pelo maestro Luiz Carlos Otávio e o show do tecladista Fábio Torres, com participação do baterista Danilo. O bloco este ano convidou também a irreverente Banda “Mafiota” e o Dj Golô (Osvaldo Travassos). Com exceção dos clássicos do frevo e hinos, todo o repertório é composto pela obra de Chico Buarque. A Orquestra de Frevo Paraíso tropical, no chão, inicia, pontualmente às 3 da tarde, a animação tocando “A Banda” e sequenciando canções gravadas, principalmente, no coração do povo brasileiro.
O hino oficial do bloco é uma composição que tem letra e música de Ademilson José e arranjos do maestro João Linhares. Outros compositores também compuseram músicas em homenagem ao Bloco e que foram integradas à festa. O repertório e o próprio homenageado determinam para As Raparigas de Chico um público amante da boa música e da poesia; por consequência uma folia intensa, mas tranquila, divertida e, em sua mais lírica acepção, carnavalesca." do Release 2016 , Ano V, do Jornalista Gilson Renato.

Tudo sobre o Bloco? veja nas memórias de O Sebo Cultural, em  http://www.osebocultural.com/busca-memoria.html?busca=raparigas

 

Ex-Secretário da PMJP lança livro em O Sebo Cultural sobre transparência e controle social

15/12/2017

Ex-Secretário da PMJP lança livro em O Sebo Cultural sobre transparência e controle social

 

 

 
O professor universitário Éder Dantas realiza, nesta sexta-feira (15), o lançamento do livro Transparência e Controle Social em João Pessoa. O livro, que será lançado no Sebo Cultural, a partir das 19h, traz um balanço da política de transparência pública e controle social na capital paraibana de 2013 a 2015, período no qual Éder foi Secretário da pasta na prefeitura.  
 
Éder Dantas é ex-Secretário de Transparência Pública e Controle Social da Prefeitura de João Pessoa. É historiador, doutor em educação, professor do Departamento de Psicopedagogia e pesquisador do Mestrado em Políticas de Gestão e Avaliação da Educação Superior na UFPB. Além disso, é Secretário de Relações Institucionais do PT na Paraíba.
 
No livro, o autor aborda a importância do exercício da democracia participativa, tanto na forma presencial quanto virtual, ressaltando o papel dos instrumentos de controle social na fiscalização das contas públicas. Éder Dantas também comenta a necessidade de haver políticas públicas claras, permanentes e institucionalizadas de controle social na gestão pública.
 
“O exercício da democracia participativa, (...) [com] a presença cada vez maior das pessoas exercendo seu papel fiscalizador das contas públicas, pelos canais de transparência, apontam para a necessidade de políticas claras, permanentes e institucionalizadas de controle social na gestão pública. No caso da Paraíba, e mais particularmente em sua capital, João Pessoa, localizada no Nordeste brasileiro, trata-se de uma mudança qualitativa em sua cultura política, marcada historicamente pelo clientelismo e por uma gestão de caráter patrimonialista e autoritária, em que o público foi tradicionalmente confundido com o privado”, comentou o autor.
 
No período em que o professor Éder Dantas foi Secretário de Transparência Pública e Controle Social, a prefeitura de João Pessoa saiu das últimas posições no quesito transparência administrativa para se destacar nos primeiros lugares como uma das mais transparentes do Brasil entre as capitais, segundo a CGU, o MPF e o Instituto Contas Abertas.
 

Fotos:

 

  •  

voltar

Participação na Festa do Livro Internacional da Paraíba

30/12/2018

Participação na Festa do Livro Internacional da Paraíba

 

VIRADA MULTICULTURAL

A primeira virada multicultural do Brasil será apresentada na Festa do livro internacional da Paraíba. A FLIT Conde promove encontro com a Literatura e a música, o cinema e a cultura popular, a economia criativa e a gastronomia, que se aliam a conversações, performances, oficinas, contações de história, lançamentos, shows e feiras de livro e artesanato.

Tudo acontece no mesmo lugar: a Praça do Mar, na praia de Jacumã, município de Conde, nos dias 1 e 2 de dezembro, em plena primavera paraibana de 2018.

Com a participação de livreiros, editores, leitores, jornalistas, artistas e diversos escritores da Paraíba, do Brasil e do mundo, a FLIT Conde tem por alvo primordial promover a leitura e fortalecer a economia criativa na região.

Mesas de diálogo, pôr do sol literário, forró pé de página (rádio palestra), intervenção urbana, cine sessão, mostra de cordel, encontro de escritores, gastrô Flit, som na rural e shows de Macumbia e Cabruêra integram a programação da FLIT, que começa no dia 1 de dezembro, sábado, e termina na manhã do dia seguinte, com o "Acorda, Jacumã" e um café literário.

A FLIT Conde é uma realização da 4 Olhos Comunicação Cultural, em parceria com a Prefeitura de Conde, com patrocínio do Sebrae e da Gráfica JB e copatrocínio do Sistema Fecomércio e da Universidade Federal da Paraíba.

O evento conta também com o apoio cultural da Livraria do Luiz, Confraria Sol das Letras, Academia Paraibana de Letras, Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Divulga Escritor, Agenda Viva, Forma Editorial, MVC Editora, Editora Ideia, O Sebo Cultural e Cachaça Baraúna.