Memória

D S T Q Q S S

1º Concurso Pró-Vida de Jovens Poetas -

14/12/2010

1º Concurso Pró-Vida de Jovens Poetas -

"A Pró-Vida promoveu entre os meses de outubro e novembro de 2010 o 1º Concurso Pró-Vida de Jovens Poetas. O concurso, que contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano das mais de 90 escolas da rede pública municipal de João Pessoa, teve seu resultado divulgado no site da associação www.provida-ne.org.br/

 

Os ganhadores foram: 1º lugar - Rayrke Vinicius Oliveira de Andrade, aluno do 7º ano da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, em Cruz das Armas; 2º lugar - Bruna Milena Gomes Felipe, estudante do 8º ano da Escola Municipal Cícero Leite, localizada no Valentina de Figuerêdo; 3º lugar - Raylza Oliveira de Lucena, aluna do 7º ano da Escola Municipal Luiz Mendes Pontes, no Cristo Redentor.

 

A comissão julgadora que analisou os poemas foi composta por integrantes com amplo conhecimento e experiência em Literatura, como o diretor do Sebo Cultural, do Zarinha Centro de Cultura, uma professora universitária e um membro da Academia Paraibana de Letras.

 

O concurso tinha o objetivo descobrir novos talentos, promover a literatura e incentivar a produção de poesias entre crianças e adolescentes das escolas públicas locais, e foi idealizado pela Pró-Vida, uma organização não governamental que atua nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte através de diversos projetos e ações socioculturais, com parceria do Sebo Cultural, da gráfica Imprell, da V. T. Albuquerque Consultoria e do Zarinha Centro de Cultura.

 

Os três vencedores receberão os prêmios de incentivo – dentre eles um notebook, uma máquina fotográfica digital e R$600 reais em livros – num evento que aconteceu, às 17h, no Sebo Cultural. Na oportunidade, os estudantes foram convidados a declamar seus poemas para os familiares, professores, membros da comissão julgadora e demais convidados presentes."

 

Fotos e mais Informações: http://www.provida-ne.org.br/galerias.php?id=10

 

Obs: O diretor de O Sebo Cultural foi membro da Comissão Julgadora.

 

Entrega de livros para a biblioteca do Unipê

12/04/2010

Entrega de livros para a biblioteca do Unipê

 

Fernando Coelho lança livro e faz Palestra em O Sebo Cultural

01/03/2013

Fernando Coelho lança livro e faz Palestra em O Sebo Cultural

 

Palestra do educador e ex-Secretário Germano Coelho sobre "O Movimento de Cultura Popular no Governo de Arraes". Será lançado o livro: "História do Movimento de Cultural Popular", de autoria do palestrante.

Debate sobre a Comissão da Verdade de Pernambuco pelo Publicista Fernando Coelho. Será lançado o livro: "Direita Volver - O Golpe de 1964 em Pernambuco", da Editora Bagaço e de autoria de Fernando Coelho.

Os lançamentos têm o apoio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Academia Paraibana de Letras (APL), Gerência de Literatura da Secretária de Cultura do Estado da Paraíba (SECULT) e do Grupo José Honório Rodrigues (GJHR).

Sobre o livro MCP.
A história do MCP, de Germano Coelho, traz detalhes da reunião com o então prefeito do Recife, Miguel Arraes, que definiu como seria a atuação do Movimento de Cultura Popular, baseado no modelo francês chamado Peuple et Culture (Povo e Cultura). Na época, o Recife tinha milhares de crianças sem escola e a Prefeitura não tinha recursos para educação. A missão do MCP seria mudar radicalmente esse quadro.
 
 
 

Sobre Fernando Coelho

 

Fernando de Vasconcelos Coelho viveu a experiência da ditadura militar nas duas principais trincheirs da oposição institucional: a OAB e o MDB. Na OAB foi Conselheiro e Presidente da seccional de Pernambuco. Fundador do MDB e, após a sua extinção, do PMDB, foi dirigente estadual e nacional do Partido da oposição nos "anos de chumbo" e Vice-Presidente nacional e Presidente regional do PMDB, integrando com Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela sua primeira direção nacional. Eleito deputado federal por Pernambuco em 1974 e reeleito em 1978, fez parte do "grupo autêntico" e foi um dos coordenadores nacionais da Tendência Popular, com atuação destacada na defesa dos direitos humanos e na luta pela Anistia, pela Constituinte e pelas "Diretas-já".

Ocupou, no serviço público, entre outros cargos, a Assessoria Especial do Prefeito Pelópidas da Silveira; a chefia do Departamento Jurídico da Prefeitura do Recife, na gestão de Miguel Arraes e a chefe da Assessoria Especial do Governador de Pernambuco, no último mandato de Miguel Arraes.

Além de trabalhos jurídicos publicou, entre outros livros, "Oposição Autêntica" (1978), "Em Defesa dos Interesses Nacionais" (1918), "Em Defesa dos Interesses Nacionais" (1980), "Constituinte e outros Temas" (1982), "Direita Volver, o Golpe de 1964 em Pernambuco" (2004) e "1964 Golpe de Estado, Ditadura e Guerra" (2010). (informações de www.onordeste.com).

Lançamento do livro Diário Bordô de Letícia Palmeira

29/11/2013

Lançamento do livro Diário Bordô de Letícia Palmeira

 

  'Diário Bordô e outras pequenas vastidões'. Editora Multifoco (Rio de Janeiro).

 

Sobre o livro:

Sobre o que falávamos? Monogamia? A regra de dormir, lado a lado, na mesma cama todo dia? Poligamia? Ou falávamos da infectocontagiosa mania de amar toda boca que nos sorria?
(Gata Escaldada)

Diário Bordô e Outras Pequenas Vastidões é registro (ficcional ou não) de um tempo de encontros,
desencontros, mudança de emprego, dívidas, dúvidas, trocas de lâmpadas, roupas esquecidas no varal, conflitos revolvidos, outros esquecidos, amor, covardia, conversa furada para garantir beijo de língua, algumas cervejas, muitos cafés, aeroportos, amizades banidas, amizades mantidas, ataques terroristas, um e outro xeque-mate para manter a cabeça erguida, luz no fim do túnel e ônibus enguiçado em avenida. É livro escrito de vida e não pretende deixar-se escondido atrás das cortinas. Um diário
feito de enxergar, sem óculos escuros, o sol dos dias. Copo meio farto, meio sedento de tudo. Não há personagem único. Diário Bordô é todo mundo.



Sobre Letícia Palmeira:

Letícia Palmeira, paulistana sem sotaque, paraibana de coração, é autora dos livros Artesã de Ilusórios (EDUFPB - 2009) e Sinfônica Adulterada (Multifoco – 2011). Autora também do blog Afeto Literário surge agora, após um breve intervalo, apresentando seu mais recente trabalho: Diário Bordô e Outras Pequenas Vastidões. Letícia é professora de inglês, estuda francês, dorme tarde, acorda cedo, adora café, leva sempre um exemplar de alguma obra do Bukowski na bolsa e, quando cansada, pega no sono em ônibus e perde a parada. Humana. E Mulher, acima de tudo, como diria a Dorothy Parker. Enfim.

Contato: [email protected] ou https://www.facebook.com/leticia.palmeira?fref=ts

http://leticiapalmeira.blogspot.com.br/ (9601-7246 - 87470506)

 

Começa III Feira de Livros do Shopping Sul

07/10/2014

Começa III Feira de Livros do Shopping Sul

 

A Feira acontecerá de hoje a 24 de outubro. Nesta III versão a Feira terá a coordenação comercial da produtura cultural Mércia Figueiredo. Veja programação literária abaixo:

 

 

25042015

IV Doação na Praça de O Sebo Cultural foi em parceria com TV Correio

27/11/2014

IV Doação na Praça de O Sebo Cultural foi em parceria com TV Correio

 

 

A IV "Doação na Praça", evento para distribuição gratuita de livros em praças do Estado da Paraíba, foi relizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, dentro do projeto "Caravana da Verdade" do programa do Samuca. Veja fotos do evento:

 

 

22042014

Lançamento de livros no stand de O Sebo Cultural - Festival de Leitura FUNESC

14/08/2016

Lançamento de livros no stand de O Sebo Cultural - Festival de Leitura FUNESC


Título do Livro: “CÍCERO ROMÃO BATISTA - MEU PADIM: Quando a Igreja vai (re)ordená-lo Padre?"

É um trabalho sobre ciência, política e religião, centrado na trajetória de perseguições ao Padre Cícero Romão Batista, na "via crucis" da Beata Maria de Araújo, nos primórdios da antiga Vila do Joaseiro, cidade do Juazeiro do Norte, no Ceará.  Analisa a atuação da Igreja Católica em relação a essas pessoas ou entidades, no período compreendido entre o ano 1872 (a chegada do Padre Cícero ao local), até a atualidade, com ênfase especial para o dia 13 de dezembro de 2015, quando um suposto perdão agregado a uma insólita reconciliação foi divulgado pelo bispado gerando um inusitado e fantástico mundo de expectativas.

Segundo o autor, a Igreja, apesar de decorridos 123 anos, ainda não fez a revisão da situação do “Padium Ciço”, atualmente um padre "cassado", através de uma correspondência assinada pelo cardeal Merry del Val e datada de 23 de Fevereiro de 1921, há 95 anos. Não obstante, a Igreja estabelece um clima festivo com missas solenes por ocasião das datas de seu nascimento, ordenação e morte, que são oficiadas por até quinze sacerdotes, inclusive o bispo diocesano, que se superam, ou se desvelam em vivas.

Ignorando um Decreto de Excomunhão exarado pelo Santo Ofício, no dia 12 de Julho de 1916 e também assinado pelo cardeal Merry del Val, uma punição que se estendeu por longos cinco anos (1916 a 1921), o Padre Cícero militou na política, sendo eleito (o primeiro) e reeleito Prefeito do Juazeiro do Norte, seu segundo Deputado Federal e Vice-Governador do estado do Ceará. Depois de morto foi escolhido o cearense do século XX, eleito uma das cem maiores personalidade do País, e construída em sua honra uma das dez maiores estátuas de concreto do planeta. Atualmente 3,5 milhões de romeiros vão ao Juazeiro do Norte para visitar o túmulo do “Padim”, na oportunidade em que deixam a título de óbolo, mais de R$ 50 milhões, “engordando” os cofres da Igreja.

Segundo o autor, a leitura do livro proporciona ao público, a oportunidade de tomar conhecimento desse comportamento estranho da Igreja que dar vivas ao padre Cicero, mas, nos bastidores da realidade deve ser mantido castigado, pois as penas que lhe foram aplicadas, segundo o conceito do Vaticano, são justas e justificadas. “Esse clima, dúbio e utópico,  somente terá um sentido lógico através da devolução das Ordens Sacerdotais do Padre Cícero, a maneira mais lógica e honesta de se resolver o assunto”.

O livro é composto de 546 páginas e dividido em dez capítulos, que encerram 102 textos independentes. Foi custeado pelo próprio autor numa pequena tiragem.

José Pereira Gondim   (81) 3719-5260 e 99536-4958

O livro foi apresentado por  Lenildos Guedes

O Sebo Móvel esteve na 8ª FLIBO Boqueirão PB

23/09/2017

O Sebo Móvel esteve na 8ª FLIBO Boqueirão PB

 

 

Estamos lá!

Vídeo do G1 - Sebo Móvel na FLIBO 2017

 

 

A Feira Literária será de 20 a 23 de setembro/2017

Mais informações sobre o Feira em https://www.facebook.com/FliboParaiba/?fref=mentions

]

A FLIBO é realizada desde o ano de 2010 pela ABES e conta com o apoio e a parceria do comércio local e de instituições como a Prefeitura Municipal de Boqueirão, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), SEBRAE, UEPB, UFCG, Funesc e demais associações parceiras.
Este ano o escritor Rinaldo de Fernandes, um dos maiores conhecedores da obra de Chico Buarque, será o Patrono da oitava edição da Flibo.
A feira começa com a tradicional Marcha Literária percorrendo as principais ruas da cidade de Boqueirão acompanhada pelas Bandas Marciais e alunos do município e de cidades circunvizinhas, anunciando que a FLIBO vai começar. Ao todo serão realizadas cerca de 30 oficinas, palestras, bate-papo com autores com lançamento literários, contação de história, feirinha de artesanato, feira de livros, exposições, apresentações musicais, saraus e Minha Escola na FLIBO, que é a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas durante o primeiro semestre.
Aos poucos serão divulgadas as formas de participação bem como a programação pedagógica e cultural do evento.
Fiquemos atentos às novidades!