Memória

D S T Q Q S S

Lançamento do livro "Luzes de Labirinto"

17/12/2010

Lançamento do livro

Lançamento do livro de poemas “Luzes de Labirinto” de  Cyelle Carmem Vasconcelos Pereira. Apresentação: Jairo Cézar (Escritor, professor de literatura e poeta).  Evento Artístico com  Zé Violla Progressive Band.

O livro é uma edição da Câmara Brasileira de Jovens Escritores

Cyelle CarmemVasconcelos Pereira Nasceu em João Pessoa-PB em 1978. Formou-se em letras em 2003 e concluiu o mestrado em Literatura e Cultura pela UFPB,em 2006. Lecionou Língua Portuguesa em cursinhos preparatórios para concursos, ministrou a disciplina Comunicação  Oral e Escrita no SENAC-PB para cursos profissionalizantes e lecionou na UVA-Universidade Vale do Acaraú. Escreve poemas desde os 18 anos  e sempre foi apaixonada por poesia. (2010)

Charliton Lança livro

11/03/2011

Charliton Lança livro

Lançamento do Livro Zila Mamede: trajetórias literárias e educativas, autoria de Charliton José dos Santos Machado. Prefácio de José Luís Sanfelice (UNICAMP). Editora EDUEPB.

 

SOBRE O LIVRO:

"O livro é resultado da pesquisa de Estágio Pós-Doutoral, desenvolvida entre 2008 e 2009, no Programa de Pós-Graduação em Educação  da UNICAMP, sob a interlocução acadêmica do Dr. José Luís Sanfelice e foi orientada pelas seguintes indagações: Quais as efetivas contribuições educacionais e literárias da escritora Zila da Costa Mamede ao processo de expansão das bibliotecas no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Norte? De que forma sua atuação profissional influiu no universo da educação e da leitura regional pós-1945? Qual o impacto da sua obra para o campo da biblioteconomia, da educação e da literatura nacional?      

Zila da Costa Mamede nasceu em 1928 em Nova Palmeira - PB. Considerada pela crítica como a maior poeta norte-riograndense de todos os tempos, registra-se entre as suas principais obras: Rosa de pedra (1953), Salinas (1958), O arado (1959), Luiz Câmara Cascudo: 50 anos de vida intelectual (1970), Exercício da palavra (1975), Corpo a corpo (1978), Navegos (1978), A herança (1984) e uma publicação póstuma, Civil geometria: bibliografia crítica, analítica e anotada de João Cabral de Mello Neto - 1924-1982, (1987).

Precursora e idealizadora de inúmeras bibliotecas regionais, devido a sua reconhecida atuação educacional e literária entre as décadas de 1940-1985, afirmou outras perspectivas intelectuais para a mulher no cenário nordestino e brasileiro. Zila da Costa Mamede morreu em Natal, em 13 de dezembro de 1985."

 

Ver currículum do autor em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B376017

Apoio O Sebo Cultural - Rave on das Américas

31/12/2011

Apoio O Sebo Cultural - Rave on das Américas

Nada melhor para terminar o ano do que boa comida e animação. É isso que prometeu o restaurante Picuí Bessa com um evento chamado Rave On das Américas. A receita inclui DJ’s, bandas e artistas que animam a noite que terá open bar e buffet variado com petiscos, caldinhos, frutos do mar, mesa de frutas, sucos e delícias tropicais, além de jantar. 

 
A festa começou às 21h com Dj LR 2 trazendo chill out, house e dance para a pista. Logo em seguida, às 22h30, Moisés Freire e Banda sobem ao palco com MPB, rock, pop e raggae. A meia-noite acontece um show pirotécnico ao som do Bolero de Ravel executado por Jurandy do Sax. Abrindo o ano, haverá ainda show de Lis Albuquerque que vai apresentar um repertório incluindo do frevo ao forró. Encerrando a lista de atrações, a banda Puro Prazer com pagode, samba, swing e axé.
Fonte: da Redação Wscom Onine
 
O Sebo Cultural também apoiou este evento,  que teve a organização da produtora cultural Mércia Figueredo.
 

 

Parahybadub realiza novo encontro com músicos convidados

18/04/2012

Parahybadub realiza novo encontro com músicos convidados

Mais uma atividade do Parahydub. Os ´loops´ contínuos dão a base para a liberdade poética em forma de improvisos dos músicos convidados (Alex Madureira, Furmiga Dub, Etefano, MC Atômico, entre outros) tendo como fundamento os seguintes estilos: Coco, Ciranda, e ritmos regionais se misturam com Ragga, Dancehall, Afrobeat, Dub, Drum´n´bass, Dubwise, Dubstep, Acid Jazz, música eletrônica e outras variações.

Desta vez, subiram no palco (novo espaço no Café Cultural) convidados como: Igor Ayres, Pablo Prsna Ramires, Furmiga Dub, Venicius, Zé Guilherme, MC Atômico (Robertinho), Peter Buhler, Alex Madureira, entre outros.  Lucas Sales deu também uma canja. O músico Adriano Salhab fez participação especial, comemorando o seu aniversário (www.adrianosalhab.com).

Videastra Jacinto Moreno lança curta n´O Sebo Cultural

16/03/2012

Videastra Jacinto Moreno lança curta n´O Sebo Cultural

“O videasta Jacinto Moreno lançou o seu novo curta metragem que tem o título de “Uma luz no fim do túnel”. O evento foi no  Café d´O Sebo Cultural, livraria situada na Avenida dos Tabajaras, em João Pessoa. Na ocasião, Moreno exibirá mais dois filmes com sua assinatura: “Taxi” e “Viventes”, este último com  direção de Fernando Mercês.
Segundo release do autor, “Uma luz no fim do túnel” explora a questão do alcoolismo, “contando a  historia de uma mulher  que é alcoólatra, que vive o dia a dia nos bares,  menosprezando seus entes queridos, esquecendo-se dos seus afazeres familiares pra se enfunar nos prazeres do vicio, enfrentando os perigos da vida noturna, se embrenhando no calabouço da escuridão e chegando até ao fundo do poço”.
O filme apresenta os atores Ednalva Farias e Osvaldo Travassos, com participação de Douglas Moreno, Ricardo Moreira, Adriana Felizardo, Marcos Veloso, Ivonaldo Rodrigues, Kaline Brito, João Victor e João Batista, Maria Betânia e Normando Reis.” Fonte: http://pccn.wordpress.com/2012/02/14/novo-filme-de-jacinto-moreno-sera-lancado-no-sebo-cultural/

Sobre Jacinto Moreno

 Contador de Estória
O Diretor e Ator Jacinto Moreno é o artista que toca a carreira adiante de forma quixotesca. Esta  é mais uma incursão do multifacetado artista como Diretor de Cinema e mesmo em uma produção precária pela falta de recursos, ele se diz estar plenamente realizado e realizando seus trabalhos. “ Fazer arte hoje em dia, não é fácil não, meus amigos” e o cinema ainda encontra mais barreiras pelo fato de ser mais dispendioso que o teatro. Jacinto Moreno,  desde 1.978 que labuta na arte de fazer teatro e ainda hoje continua sua  caminhada árdua.. O Novo filme de Jacinto Moreno intitulado de “ Uma  luz no fim do Túnel “ as filmagens terá inicio no dia 27 de outubro de 2011  e conta a  historia de uma mulher  que é alcoólatra, que vive o dia a dia nos bares,  menosprezando seus entes queridos, desfalcando-se dos seus afazeres familiares pra se enfunar nos prazeres do vicio, enfrentando os perigos da vida noturna, se embrenhando no calabouço da escuridão e chegando até o ponto final da desgraça humana, solitária, maltrapilha, chegando ao fim do tunel, desprezando  o seu marido e seus filhos pra se atar as desventuras amargas da desgraça costumeira. Existe uma luz neste fim de tunel e essa luz é Deus que guia seu marido e seus filhos a desvendarem  este mistério, esse desejo pela maldição que os acompanha a torná-la uma mulher de bem com a vida e a volta ao braços dos seus entes queridos.  Jacinto Moreno escreveu e dirigiu o documentário “ Geraldo por Geraldo”  onde retrata a vida do artista plastico da cidade de Santa Rita,  Escreveu e dirigiu “  O Anjo e a Serpente “  ficção,  contanda a história de duas crianças que se amávam – um amor impossivel entre duas crianças – filmado em Santa Rita, J.Pessoa e Itabaiana e em seguida, Jacinto Moreno lança na praça, o seu  TAXI,  ficção, Digital,  uma tentativa de resgatar o costume de se contar estória  sem necessáriamente seguir os ditames da industria televisiva  e cinematografica em sua fase violenta. A historia que cota neste curta-metragem é daquelas que ouviu quando criança e o filme  fala de uma mulher que toma um taxi vai em casa rever sua familia e volta pra sua morada eterna . Depois  filmou  VIVENTES, co-direção de Fernando Mercês, digital, reavitalizando a imagem do ser humano, onde se preocupa com o cotidiano das pessoas, vivenciando o trabalho do homem que cata papeis nas ruas pra sobreviver, levar uma vida digna com seus familiares, seus entes queridos. Uma Luz no fim do túnel, lançamento no Sebo Cultural dia 16 de março de 2012, 18;30. Jacinto Moreno participou de vários filmes longas, como ator, e faz parte do elenco principal da MINISSÉRIE Geração Saude 2, filmada em João Pessoa-Pb, pela TV Escola.

FILMOGRAFIA

Jacinto  Moreno ( 1.985/1.999-2011)

ATOR

01- Vereda Tropical :      Novela da Rede Globo -   Ficção
02- Àrvore de Marcação :    Jussara Queiroz   -   Ficção -   Longa
03- A  Ilha :     Orlando Junior  -    Ficção  -    Curta
04- Funesto :     Carlos Dawling  -    Ficção  -   Curta
05- Constantino :      Carlos Dawling  -  Ficção  -     Curta
06- Eu sou o Servo :        Eliezer  Rolin   -   Ficção  -    Curta
07- Transubstancial :     Torquato Joel   -   Ficção  -    Curta
08- O Meio do Mundo :     Marcos Villar  -   Ficção  -    Curta
09- Canta Maria:      Ramalho Junior -    Ficção  -    Longa
10- Debaixo dos Lençóis :     Mabel Dias   -   Documentário  -   Curta
11- O Sonho de Inacin :      Eliezer Rolin  -   Ficção  -    Longa
12- Água Barrenta :      Thiago Penna   -   Ficção  -     Curta
13- Mata Sete :       Gláucia Guimarães   -  Documentário  -    Curta
14- Geração Saúde 2:    Danielle  Cucchiarelli -Minisérie -15 Capitulos - Ficção -  Longa
15- Viventes :      Jacinto Moreno  -  Ficção –    Curta
16 -  O  Granade Kilapy  –   Zezé  Gamboa –   Ficção –   Longa.
16  -   Um dia antes do Natal  -  Jacinto Moreno  - Ficção  -  Curta
18  -  Uma Luz no fim do Tunel   -  Jacinto Moreno  - Ficção  - Curta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs: O filme TAXI de Jacinto Moreno, foi selecionado para o Festival Ibero Americano de Cinema, Rio. mais de 900 inscritos, 176 foram selecionas. Acontece nos dias 12 a 24 de junho 2012.

 

 

 

 

 

A magia do cinema

 Fiquei impressionado na noite desta sexta-feira, 16, durante o lançamento de mais um filme do irrequieto Jacinto Moreno, que botou “na praça” seu mais novo produto Uma luz no fim do túnel, durante um evento bem bacana na área de eventos do Sebo Cultural, ali na avenida Tabajaras. A obra retrata a problemática do alcoolismo, a partir do ponto de vista duma mulher de meia idade que consegue superar o vício. Apesar de se tratar do mais legítimo exemplar do cinema alternativo tabajara (bota alternativo nisso!), o que transcende mesmo na coisa é aquela velha áurea de magia que só o cinema produz, com dezenas de pessoas vidradas numa tela, esperando o desenrolar da trama.
 Espaços assim são raros em Jampa. Onde as manifestações culturais e gerações dialogam. Onde os públicos são ecléticos e heterogêneos. Onde se possa assistir um filme 100% made in aqui mesmo e voltar para casa com a sensação de que a cultura paraibana se movimenta, independente do financiamento público ou do apoio das empresas. “Custo zero”, garante Moreno ao ser perguntado quanto foi seu investimento na produção da “película”. Não dá pra acreditar, mas o cara faz filmes com a cara, a coragem e uma filmadora na mão.
 A avant premiére aglutinou pessoas interessantes num mesmo espaço por algumas horas. Atores e atrizes desconhecidos se confraternizando com o público anônimo e gentil. Mesmo o engasgo do DVD não conseguiu macular a energia positiva que um momento como esse proporciona. Ao final, sai cognitivamente saciado e emocionalmente estimulado, pelas trocas simbólicas e de pertencimento que aquele evento favoreceu.
 Parabéns Moreno, parabéns Heriberto!

Folha da Folia é lançada com destaque para O Sebo Cultural

08/02/2012

Folha da Folia é lançada com destaque para O Sebo Cultural

Trazendo informações para a Alegria do folião, foi lançado na capital paraibana o FOLHA DA FOLIA. É uma idealização e realização de Ditelles Araujo. Informaçõ[email protected].

Diretor de O Sebo Cultural é o convidado do CALDO CULTURAL

27/05/2011

Diretor de O Sebo Cultural é o convidado do CALDO CULTURAL

 

O EPSI promoveu debate sobre "Ações Culturais, eventos, autores e leitores paraibanos". O evento se chama Caldo Cultural e o convidado foi Heriberto Coelho de Almeida, diretor de O Sebo Cultural. Após a apresentação e o debate, teve um caldinho para os convidados, regado de bate-papo. O evento foi organizado pr Lúcia Wanderley (coordenadora). Graça Bandeira e Eugênia Correia (colaboradoras). Para conhecer o EPSi, acesse: http://www.epsi.com.br/equipe.php.

TESTE

Antologia Tempo Bom é lançada em O Sebo Cultural

09/07/2010

Antologia Tempo Bom é lançada em O Sebo Cultural

TEMPO BOM
Escritores no Nordeste organizam antologia de contistas contemporâneos para ajudar vítimas das enchentes no interior do estado.
Compre a obra.


Serviço:
Lançamento antologia de contos Tempo bom, (Editora Iluminuras)
Cidades de lançamento: São Paulo, Recife, Salvador, Feira de Santana, Juazeiro da Bahia, Petrolina, Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, João Pessoa
Local do  lançamento em João Pessoa: O Sebo Cultural (Av. Tabajaras, 848, centro)


Release:
Nos últimos dias, alguns estados do Nordeste, entre eles Pernambuco, têm atravessado um momento difícil devido às enchentes provocadas pelas chuvas. A antologia de contos Tempo bom, foi organizada com o intuito de ajudar as vítimas das enchentes nos municípios pernambucanos mais atingidos.
Organizada pelos escritores Sidney Rocha e Cristhiano Aguiar, a antologia, que será publicada pela editora Iluminuras, reúne um elenco de destacados ficcionistas contemporâneos. Além de nomes como Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, Alberto Mussa, Raimundo Carrero, Xico Sá,  e Nelson de Oliveira, Tempo bom, abre espaço para escritores menos conhecidos como Gustavo Rios,  Nivaldo Tenório, entre outros. Entre os paraibanos, o estreando Astier Basílio e o escritor Rinaldo Fernandes.
Todos os autores, bem como a editora Iluminuras e demais parceiros do projeto, abriram mão dos direitos autorais e dos direitos de lucro. Desta maneira, toda a venda dos exemplares será revertida em prol das vítimas das enchentes.
Com parcerias já estabelecidas com a Livraria da Travessa e a Livraria da Vila, Tempo bom, será lançada simultaneamente nas cidades de São Paulo, Recife, Salvador, Feira de Santana, Juazeiro da Bahia, Petrolina, Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza e em João Pessoa n´O Sebo Cultural.